segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bombonilha? Perdão... Não vi!


Não poderia ter sido melhor!
Aliás, até poderia... Mas foi excelente, assim mesmo!
Obina voltou a ser melhor que Eto'o e o Flamengo assumiu definitivamente a liderança isolada do Brasileirão 2008.
O gramado bem que tentou atrapalhar, mas o ímpeto rubro-negro em busca da vitória falou mais alto e o Fla derrubou um tabu de 22 jogos. Era exatamente esse o número de partidas que sustentava a invencibilidade do Sport em sua casa. Desde o Brasileiro do ano passado, o campeão da Série B de 87 vinha detonando seus adversários na Ilha do Retiro, fato que fez com que o estádio ganhasse a alcunha de "Bombonilha", em alusão à Bombonera argentina.
Outro fator que poderia ser um empecílho para o Flamengo era o retrospecto ruim em jogos fora do Maracanã. Apesar da vitória sobre o Ipatinga, o Fla ainda não havia conseguido esquecer de vez o "medo" de jogar como visitante.
Mas se eles tinham os tabus a seu favor, nós tínhamos Obina, disposto a reconquistar seu lugar no time titular do Flamengo e principalmente, disposto a voltar às graças de todos os torcedores do Rubro-Negro Carioca.

Com Souza suspenso, o Fla entrou em campo jogando no 4-4-2, com Renato Augusto e Ibson fazendo as ligações pelo meio e Obina e Marcinho atuando na frente.
E desde o início o Flamengo deixou bem claro que o objetivo era a vitória, ao contrário do que alguns disseram durante a semana, insinuando que a equipe poderia voltar satisfeita caso conseguisse um empate em Recife.
O Sport até tentou se impor, levando perigo principalmente nas jogadas de Carlinhos Bala e Enílton. Como o Flamengo tentava trabalhar mais a bola no meio e jogar mais pelo chão, o time acabou sendo muito prejudicado pelas péssimas condições do gramado. Buracos, montinhos, desníveis e feixes de areia eram os principais responsáveis pela grande quantidade de passes errados contabilizados pelas duas equipes.
A primeira boa oportunidade de gol do jogo veio dos pés de Ronaldo Angelim, aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio, Angelim pegou sobra de Fábio Luciano na entrada da área e chutou de direita, que não é a boa. Sem força suficiente para vencer Magrão, a bola parou na defesa tranquila do goleiro Pernambucano.
O jogo seguiu sem muitas novidades, pois os dois times pouco conseguiam criar. Até que aos 31 minutos Ibson lançou Obina na ponta direita. O baiano passou pelo zagueiro e descolou um belo cruzamento para Juan, que entrava livre do lado esquerdo da área. Mas o lateral cabeceou por cima, rente à trave, desperdiçando a melhor oportunidade do primeiro tempo.
Antes do intervalo, o Fla perdeu mais duas chances: uma com Marcinho, que errou um chute atrapalhado pelo quique inoportuno da bola, e outra com Obina, que cabeceou à esquerda do gol de Magrão.
O Sport também desperdiçou as suas, com Carlinhos Bala chutando para fora e anteriormente com Daniel Paulista, batendo de fora da área para boa defesa de Bruno, em dois tempos.
No intervalo, uma reclamação era unânime: o estado de conservação do campo. Marcinho e Fábio Luciano deixaram clara a sua insatisfação, exaltando as oportunidades criadas e culpando o gramado pelo zero a zero do placar até aquele momento.
Na volta para o segundo tempo o Fla deu uma relaxada em campo e os donos da casa tentaram tomar conta do jogo. Logo no recomeço da partida o lateral-esquerdo Dutra fez boa jogada e bateu de canhota, obrigando Bruno a aparecer bem mais uma vez.
Apesar da postura ofensiva do Sport, foi o Mais Querido que chegou ao primeiro gol do jogo. E de forma surpreendente. Após falta em Renato Augusto, dois jogadores rubro-negros se posicionaram na frente da bola no momento da cobrança, atrapalhando a visão dos adversários em relação ao lance. De maneira ensaiada, a bola foi rolada levemente para Juan, que cruzou para a entrada da área do Sport, buscando a presença de Obina. Atento à jogada, o atacante se antecipou ao marcador e cabeceou no canto direito de Magrão, aos 9 minutos. 1 x 0 para o Flamengo!
Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, após o gol o Flamengo não recuou e retomou as ações ofensivas do jogo. Leo Moura teve duas oportunidades, mas ambos os chutes foram para fora, com muito perigo aos 10 minutos e numa tentativa desastrada aos 17.
O Sport também não se acuou. Partiu pra cima em busca do empate e chegou lá numa bobeada da zaga do Mengão. O meia Francisco Alex partiu com a bola e mesmo cercado por 4 defensores, conseguiu achar espaço para chutar. O deixa-que-eu-deixo na zaga do Flamengo pegou Bruno de surpresa e, para atrapalhar ainda mais, a bola quicou no famoso "montinho-artilheiro", passando por cima do goleiro, que havia se jogado ao chão na tentativa da defesa. A bola acabou morrendo no fundo do gol e a torcida pernambucana foi ao delírio.
Com o empate, a torcida incendiou a Ilha do Retiro, fazendo com que o time do Sport buscasse o segundo gol a qualquer custo. Leandro Machado chegou a assustar com uma cabeçada, aproveitando cruzamento de Luizinho Netto.
Mas a afobação do Sport custou caro.
Com 3 mudanças no segundo tempo, a mão de Caio Jr novamente fez a diferença.
Kleberson, que havia entrado no lugar de Renato Augusto, estava totalmente apagado no jogo até o último minuto. Mas, aos 46, o meia enfiou um belíssimo passe para Juan na esquerda, na entrada da área. O lateral foi ao fundo e cruzou para trás, achando Obina livre na pequena área de Magrão. O Xodó novamente apareceu bem e tocou, meio que "de letra", fechando a tampa e levando a Nação ao êxtase. Fla 2 x 1!

Foi o retorno de Obina à sua condição de ídolo, explicando o porquê de uma adoração incondicional dedicada a ele pela torcida do Flamengo.
O ponto negativo ficou por conta de Fábio Luciano, que levou o terceiro amarelo e é desfalque certo contra o Náutico, no próximo sábado, no Maracanã.

A rodada também ajudou bastante: Cruzeiro e São Paulo jogaram no Mineirão e empataram em 1 x 1, mesmo resultado de Grêmio e Internacional, que jogariam no Olímpico às 18h20m.
Com isso, ninguém mais alcançaria o Flamengo na rodada, consolidando a liderança isolada da competição com 19 pontos.

Agora, que venha o Náutico. A próxima vítima do futuro Primeiro Hexacampeão Brasileiro.

SRN! Rumo ao Hexa!

Nenhum comentário:

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins