segunda-feira, 9 de junho de 2008

Uma goleada pra lavar a alma


Olha eu, novamente atrasado pra comentar sobre o jogo do Mengão.
Ultimamente a correria anda grande e não estou podendo me dedicar da forma como gostaria a este blog. E, pra me ajudar, no momento em que eu estava escrevendo este texto ontem, a mocinha da Lan House desligou minha máquina sem aviso prévio. Perdi a paciência e preferi recomeçar hoje, já mais calmo.
Mas, enfim... Eu tardo, mas não falho!

Já fazia algum tempo que o Flamengo não goleava impiedosamente qualquer adversário da forma como ocorreu no último sábado. Após o magro 1 x 0 sobre o time B do Fluzeco, a torcida andava meio desconfiada e pouquíssimos se mostravam crentes de que, finalmente, o time iria convencer alguém de seu potencial para ser o primeiro hexacampeão brasileiro.
Mas o inimaginável aconteceu.
Veio a quinta rodada e, com ela, veio o Figueirense... Pobre Figueirense!
O time de Florianópolis encontrou pela frente um Flamengo dos tempos antigos, determinado a vencer e a garantir de vez a liderança do campeonato. Um Flamengo com uma escalação um pouco modificada em relação à que vinha sendo normalmente utilizada pelo técnico Caio Jr., dotada de uma linha de frente com um Marcinho inspirado, um Maxi absolutamente comprometido e um Souza decidido a mandar embora, de uma vez por todas, o estigma de "centroavante-que-não-faz-gol".
Não precisa ter memória de elefante pra lembrar que, até pouco tempo atrás, boa parte da torcida do Flamengo se queixava da improdutividade de seu ataque. Com as críticas focadas principalmente no nosso camisa 9, ganhava força no Mengão a fama de não possuir um matador.
Até convenhamos que aquele golzinho contra o Inter, apesar da enorme importância, não foi suficiente para que o Demolidor calasse as bocas que tanto gostam de cornetá-lo. E não estou falando do arco-íris não, mas sim do fogo-amigo, disparado por torcedores que não conseguem entender que lugar de cobrar é fora do estádio. Mesmo que os gols do Souza nunca calem os seus críticos contumazes, alguns torcedores precisam compreender que, uma vez dentro do Maraca, nossa função é apoiar incondicionalmente, como se cada jogador que ali estivésse fosse o maior craque do mundo, afinal, o time que está ali é o maior do mundo.
Mas, vamos ao jogo...
Desde o primeiro rolar da pelota o Flamengo já desmonstrava que o domínio da partida seria absolutamente rubro-negro. Bastaram apenas dois minutos de jogo para que Marcinho lançasse o argentino Maxi (que há muito já deveria ter voltado ao time titular) na direita do ataque. Maxi partiu, dominou e só fez o favor de dar o gol, já devidamente mastigado, para o mesmo Marcinho, que cara-a-cara com o goleiro, não desperdiçou. 1 x 0 Mengão!
Com o placar favorável e o time do Figueira pouco se lançando ao ataque, o Flamengo chegava aos poucos para ampliar o marcador. Mas como o time errava muitos passes no meio, o segundo demorou um bocado a sair. Depois de chutar por cima numa tentativa da entrada da área alguns minutos antes, Souza recebeu passe açucarado de Marcinho e, aos 36 minutos, invadiu e chutou rasteiro pra marcar o segundo.
Três minutos depois, Souza deu uma de garçom e botou Juan de cara com o goleiro Wilson. O lateral chutou com a direita, o goleiro deu rebote e a bola sobrou para o nosso homem-gol da temporada anotar o seu segundo na partida. Marcinho, da entrada da área, bateu forte no canto direito e ampliou a vantagem rubro-negra.
Ciente de que num campeonato de pontos corridos o saldo de gols é um critério de desempate importantíssimo, o Fla aproveitou o momento de pressão absoluta pra continuar investindo contra o gol dos sulistas. E Marcinho estava mesmo bendito naquela noite!
Aos 44, Leo Moura apareceu na ponta direita, com um drible sensacional tirou dois adversários da jogada, invadiu e cruzou pra trás. A bola procurou o artilheiro e ele ainda teve que chutar duas vezes pra estufar a rede mais uma vez. Era o 3º do Marcinho e o 4º do Mengão. Flamengo 4 x 0 Figueirense.
Veio o intervalo e com ele uma relaxada que já é de praxe quando o Fla abre vantagem no placar. Tudo bem que o adversário se mostrou ineficaz durante os 45 minutos decorridos até ali, mas é como eu disse: Saldo de gols é importante e não é bom facilitar.
Jogando meio preguiçoso, o Fla voltou em ritmo de jogo muito mais baixo e chegou a levar um susto num chute de Wellington Monteiro, em que Bruno espalmou e a bola explodiu na trave.
Com três alterações no segunto tempo e sem recuar a equipe em momento algum, Caio Junior tentava manter o time focado no resultado. Jonatas deu lugar a Kleberson, o jovem Eder finalmente estreou, entrando na vaga de Maxi e Obina substituiu Toró.
Das três alterações, a última acabou dando resultado.
Já no fim do jogo, aos 44 da etapa final, Obina recebeu na linha de fundo e cruzou, o goleiro Wilson ainda tentou tirar, mas a bola foi na cabeça de Souza, que marcou seu segundo gol no jogo e fechou a tampa: 5 x 0!
Com essa exibição de gala, assumimos a ponta da tabela e passamos a secar o Cruzeiro, que no domingo venceria o Fiasco da Gama num chatíssimo 1 x 0, não suficiente pra tirar o Mengão do posto majoritário.

Domingo tem o São Paulo, novamente no Maraca.
Se jogarmos metade do que jogamos contra eles na partida do ano passado, a torcida já pode contar com outra goleada.

SRN! Rumo ao Hexa!

2 comentários:

Douglas William disse...

Realmente essa goleada serviu pra dar mais moral e mais confiança a todos os Rubro-Negros! Agora é aguardar os próximos jogos e continuar dando akela força pro Mengão chegar ao Hexa!

Diego Beghin disse...

Um jogo em que o Souza desencantou! Espero que a boa fase dele continue, porque é isso que centroavante deve fazer: gols! E agora, pra cima do São Paulo e rumo ao hexa!

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins