terça-feira, 17 de junho de 2008

O primeiro tropeço


Já devidamente recuperado da segunda derrota na minha história enquanto torcedor presente ao Maracanã, volto humildemente ao meu posto de blogueiro para comentar o ocorrido do último fim de semana. Estou atrasado mais um vez, é verdade. mas a culpa não é minha! Juro! Recentemente, parece que as forças da natureza vêm conspirando contra este blog.
Mas deixa isso pra lá...

Num 14 de Junho que poderia ficar positivamente marcado na história rubro-negra, o Mengão afrouxou e deu São Paulo no primeiro duelo dos Pentacampeões.
A Nação compareceu em peso ao Maracanã: Mais de 55 mil presentes empurravam o time de Caio Jr pra cima dos paulistas. Apesar do resultado adverso, quem foi ao Maracanã naquela tarde não pôde reclamar do jogo que assistiu. Um jogão, digno de duas das maiores equipes do futebol brasileiro.
A partida começou bem tranquila, com os times se estudando e definindo suas estratégias em campo.
Embalado pela torcida, o Flamengo foi o primero a partir pra cima. Mas, insistindo nos chutes de longa distância, não obteve sucesso em tentativas de Juan, Leo Moura e Souza.
Mesmo com toda a pressão contrária, o São Paulo foi se segurando bem e numa bobeada da zaga com uma bola alçada por Joílson, Hugo ajeitou e Borges, de cabeça, abriu o placar.
Ao contrário do que se podia esperar, naquele momento o Maracanã incendiou. A Nação bradava o hino "Vamos Flamengo" e gritava "Vamos virar, Mengo!" a plenos pulmões, tentando levar o time a um empate ainda no primeiro tempo de jogo. E ele aconteceu.
Falta na direita do ataque do Mengão. Juan cobrou e Fábio Luciano cabeceou para o fundo do gol de Rogério Ceni. Foi uma explosão de alegria nas arquibancadas e cadeiras do estádio. Mas aquele 14 de Junho não queria mesmo ser uma boa lembrança para o Flamengo.
Equivocadamente, o auxiliar levantou a bandeira e Leonardo Gaciba, árbitro da partida, nem pensou duas vezes: Anulou o gol, que era legítimo!
Realmente era um lance difícil. Mas a irritação maior fica por conta da insistência dos árbitros brasileiros em parar os lances duvidosos, quando a FIFA determina claramentre que, em caso de dúvida, privilegie-se o ataque.
Este erro, obviamente questionado pela torcida, seria determinante para a postura dos dois times dali pra frente.
O jogo continuou e o Flamengo era só ataque. Aos 41, Ronaldo Angelim aproveitou cruzamento de Ibson e escorou de carrinho, no cantinho esquerdo de Rogério. O goleiro do São Paulo se atirou na bola e fez grande defesa, evitando o empate. Diego Tardelli ainda tentou antes do apito, mas o primeiro tempo acabou ficando nisso mesmo.
Durante o intervalo, a Polícia Militar foi às arquibancadas retirar as faixas com nomes de torcidas organizadas. Isso porquê integrantes da Raça Rubro-Negra e da Torcida Jovem do Flamengo começaram um empurra-empurra e a coisa esquentou mais do que devia.
O Flamengo voltou a campo sem Toró, que contundido, deu lugar a Jonatas. Um pouco melhor no toque de bola, o Fla chegava à área são-paulina constantemente. Até que, aos 10 minutos, Diego Tardelli invadiu, driblou Jancarlos e foi derrubado pelo marcador com uma rasteira. Pênalti para o Mengão. Os jogadores do Flamengo tentaram argumentar com Gaciba sobre uma possível expulsão de Jancarlos, que já havia recebido um cartão amarelo no jogo, mas a tentativa foi em vão. Autorizado pelo juiz, Ibson cobrou a penalidade e empatou para o Mais Querido do Brasil. 1 x 1.
Mas a alegria durou pouco. Cinco minutos depois, Borges aproveitou nova bobeira da defesa, chutou duas vezes e colocou o São Paulo novamente na frente no placar.
E não parou por aí: Aos 19, Richarlyson, que acabara de entrar no jogo, cruzou da esquerda e Aloíso cabeceou para fazer o terceiro.
A partir daí o torcedor rubro-negro não era mais aquele do início do jogo. Reclamava, chiava e até vaiava quando alguém do time dava bobeira.
Souza, que foi muito mal na partida, saiu bastante vaiado para dar lugar a Obina.
A mudança fez efeito. Aos 24 minutos, em seu primeiro lance no jogo, Obina invadiu a área e foi derrubado por Alex Silva. Novo pênalti. Ibson novamente chamou a responsabilidade. Correu pra bola e bateu no canto direito do goleiro, o mesmo da primeira cobrança. Desta vez Rogério Ceni defendeu, mas Ibson, esperto, pegou o rebote e cabeceou no outro canto, diminuindo a vantagem.
Diego Tardelli, que estava sedento para marcar um gol no seu ex-clube e com isso tentava resolver sempre sozinho, saiu para a entrada de Maxi. Com a determinação e a raça habitual, o Argentino botou a defesa do São Paulo pra correr, puxando vários contra-ataques perigosos.
Num desses contra-ataques, aos 30 minutos, Leo Moura recebeu na direita, foi à entrada da área e cruzou na cabeça de Obina. O baiano escorou para o gol, levando a torcida ao delírio.
Mas, definitivamente, aquele 14 de Junho não queria ser bom para o Flamengo de jeito nenhum! Mais uma vez apontando impedimento, Leonardo Gaciba anulou o que seria novo empate rubro-negro.
O Flamengo correu atrás do empate até o fim do jogo, mas para completar a decepção, no último lance da partida, Rogério Ceni cobrou falta na sua intermediária e lançou Eder Luís na ponta esquerda. A defesa rubro-negra parou e o jovem atacante invadiu sozinho a área e bateu na saída de Bruno.
Era a queda do último invicto no campeonato deste ano.

As únicas boas notícias daquele dia foram os resultados dos jogos de Grêmio e Náutico, adversários que poderiam ultrapassar o Fla nos critérios de desempate ainda naquela rodada.
Porém, Náutico e Vasco empataram em 1 x 1 no Arruda e, apesar da goleada do Grêmio sobre o Goiás por 3 x 0 no Serra Dourada, os resultados não foram suficientes para que alguém pudesse tirar o Mengão da liderança.

Portanto, ainda estamos muito vivos!

SRN! Rumo ao Hexa!

Um comentário:

Diego Beghin disse...

Se bandeirinhas fossem infalíveis a história seria bem diferente, mas fazer o que? E eu pensando nas palavras de Muricy : "será um jogo de poucos gols", quase choro de rir! Seis gols validados pelo árbitro, um gol legal mal anulado e um gol impedido de pouqinho, pouquinho...
O importante é manter a liderança vencendo o Ipatinga na próxima rodada. Ah, e o Obina TEM QUE entrar no lugar do Souza.

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins