segunda-feira, 23 de junho de 2008

Continuamos ganhando em casa


Já era de se esperar.
Exceto quando joga em estádios tradicionais como o Mineirão, o Morumbi e o Olímpico, o Flamengo sempre joga em casa. Ontem não foi diferente. A Nação lotou o estádio Epaminondas Mendes Brito na cidade mineira de Ipatinga, no chamado Vale do Aço, e o Flamengo desceu o ferro nos seus anfitriões.

Antes do início do jogo, duas situações inusitadas:
1º. Repetindo um ato frequente das partidas no Maracanã, a torcida do Flamengo cantou o nome de todos os jogadores do time titular. Ao final, gritaram "Obina, Obina", como se o baiano fosse o 12º jogador a entrar em campo.
2º. Durante a execução do Hino Nacional, interpretado tediosamente pela cantora Manoela Sueli, os jogadores se mostravam extremamente inquietos, tamanha era a demora para que se concluísse a solenidade. Alguns riam, outros conversavam e poucos realmente mostravam a postura cívica que se esperava naquele momento.

Após o apito inicial, o jogo começou com um Flamengo bem ofensivo, praticamente atuando com 3 atacantes. Com Souza e Tardelli buscando o jogo nas pontas, Marcinho aparecia constantemente na cara do gol.
E sua primeira oportunidade foi antes dos 5 minutos. Souza levou na esquerda, canetou um adversário e tocou pro meio da área. Marcinho apareceu livre, embaixo do gol, mas pegou mal na bola e bateu por cima da meta.
Depois do primeiro susto, o Ipatinga conseguiu equilibrar um pouco a partida. Com as duas equipes tentando abrir o placar, as oportunidades apareciam de ambos os lados.
Os donos da casa tentaram primeiro com Luciano Mandi e mais tarde com Leandro Salino, após boa jogada de Neto Baiano, que chegou a ser puxado na área por Fábio Luciano.
O Flamengo também aparecia, mas com Ibson errando muitos passes, o ataque ficava por conta dos laterais. Juan e Souza, este por duas vezes, chutaram pra fora em tentativas de inaugurar o marcador.
No fim do primeiro tempo a torcida repetiu o ato do início do jogo e voltou a gritar por Obina. Caio Jr não atendeu e o time voltou com outra alteração: Renato Augusto no lugar de Diego Tardelli, que pouco produziu na etapa inicial.
Com Marcinho deslocado mais para frente, aos poucos, o meio-campo rubro-negro começou a se encontrar.
Mas o primeiro gol veio dos pés dos laterais. Lembrando jogadas constantes em 2007, Leo Moura e Juan avançaram em direção ao ataque. O lateral-direito bateu de fora da área e o esquerdo finalizou, após rebote do goleiro Fred.
10 minutos depois, aos 22, foi a vez de Ibson. Depois de ter errado muito no primeiro tempo, o meia voltou bem na segunda metade do jogo e foi premiado com um passe de Leo Moura na entrada da área. Ele não desperdiçou: bateu com categoria, no canto esquerdo de Fred que nem se mexeu e viu a bola morrer no fundo das redes. Fla 2 x 0.
Mesmo com o placar adverso o Ipatinga não desistiu. Gerson Magrão, o melhor do Tigre na partida, invadiu a área rubro-negra, bateu de perna esquerda e explodiu uma bomba na trave de Bruno.
E logo depois, Jailton resolveu ajudar. O volante, que não consegue terminar partida alguma sem comprometer sua atuação, levantou demais o pé dentro da área e o juiz apitou jogo perigoso. O Ipatinga cobrou, Bruno fez boa defesa no primeiro chute, Juan tirou em cima da linha no segundo, e na terceira tentativa, Tiago Vieira desviou de letra e marcou.
Antes do fim do jogo, Souza e Marcinho saíram, dando lugar a Obina e Kleberson, respectivamente.
Nosso "talismã de segundo tempo" não acrescentou muita coisa dessa vez. Já Kleberson foi fundamental, marcando o terceiro do Mengão, num momento em que os donos da casa pressionavam em busca do empate. Aos 46, ele recebeu no meio, tirou dois marcadores da jogada e bateu forte no canto, fechando o caixão ipatinguense.

Com o resultado, o Fla voltou a assumir a ponta da tabela, que havia sido temporariamente tomada pelo Cruzeiro.
Apesar do grande número de torcedores rubro-negros presentes, foi a primeira vitória do Fla fora de casa nesse Brasileiro.
Souza dessa vez não foi vaiado, mas também não foi aplaudido pela galera. Com o cartão amarelo recebido durante a partida, o camisa 9 está fora do próximo jogo, contra o Sport na Ilha do Retiro.

Independente do local do jogo, teria sido inadimissível perder pontos para o Ipatinga, 18º colocado na competição e virtual candidato ao rebaixamento.
No fim, valeu pelos 3 pontos.

SRN! Rumo ao Hexa!

4 comentários:

Mansur disse...

Agora.... imagina se vencermos o Sport em Recife.... aí é passar a acreditar em título mesmo.

O jogo lá é duro, mas o Fla tem todas as condições de conseguir ao menos 1 empate. Logo depois é encarar o Náutico no Maraca. 6 pontos possíveis.

SRN.

Unknown disse...

Boa e necessária vitória do Mengão. Agora é entrar em campo para vencer os dois pernambucanos da primeira divisão, Náutico e Sport. Graças a um milagroso terceiro cartão, Souza está suspenso... Espero que Obina arrase contra o Sport e convença de vez o Caio Jr.

SRN

Gustavo Duarte disse...

Como postei no Blog da Nação, ainda acho que passamos muito perrengue. Claro, se não fosse o Ipatinga, talvez o time jogasse mais sério, mas brincamos com fogo ali, um gol de empate mandaria a vaquinha pro brejo.
Valeram os 3 pontos, e amanhã serão mais 3. Obina Eto'o deixará Carlinhos Ballack a ver navios!
SRN!

vôo do urubu disse...

OBINA JOGA MUITO, MELHOR ATACANTE DO BRASIL.
OBINA É SELEÇÃO
MENGAO RUMO AO HEXA FLAMENGO
RUMO AO HEXA

MENGAO PRA SEMPRE
MENGAOOOO

LIDER ISOLADO

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins