terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Vantagem da Desconfiança


Ultimamente, acompanhando outros blogs rubronegros e as comunidades do Flamengo no Orkut, tenho notado algo comum em quase a totalidade dos nossos torcedores: A desconfiança em relação ao desempenho da equipe em 2009.
Nada mais natural, dadas todas as decepções do ano passado, as quais não vou citar por não se fazer necessário.

Fato é que a Nação não está criando muitas expectativas para a temporada atual e o que poderia ser precocupante, na verdade vem me deixando muito satisfeito.
Ora, sem projeções muito eufóricas, a tendência é que a pressão sobre o time seja muito menor e que as coisas fluam mais naturalmente a caminho do que vier pela frente.

Teremos em 2009 nada menos que quatro competições para buscar o alto do pódio:
O Carioca, que se tornou uma meta por ser a chance para mais um Tri-campeonato e para definitivamente, e oficialmente, ultrapassarmos o time de terceira em números totais de conquistas.
A Copa do Brasil, que é a primeira oportunidade de consolidar nosso retorno à Libertadores em 2010.
O Brasileirão, que já é obrigação desde 1993 e que poderia ter sido nosso clímax no ano passado.
E a Copa Sulamericana, competição a qual os clubes brasileiros não davam muito importância, mas que tende a se tornar mais valorizada devido à conquista do Inter no último dezembro.

Ou seja, são quatro títulos, dos quais a Nação faz questão de comemorar no mínimo dois, mas que por enquanto, não acredita muito em nenhum.
O mais curioso e mais importante nisso tudo é que o Flamengo desponta como favorito e mais bem preparado na análise de todos os especialistas, pelo menos entre os quatro "grandes" cariocas. E, ao contrário do que se viu na nossa história recente, isso não tem contribuído em nada para criar aquele típico clima de "já ganhou" que sempre ronda a Gávea em épocas de favoritismo rubronegro.

Particularmente, eu prefiro a torcida assim.
Desacreditada no início, mas se superando, fazendo a parte dela e se surpreendendo no final.
Foi assim em 2007 e sinto que vai ser assim em 2009.
Se continuar como está, esse ano promete!


SRN! Rumo ao Penta-Tri!


2 comentários:

Anônimo disse...

talvez em 2008, oq atrapalhou, pode ter sido justamente a ausencia da desconfiança...estavamos mtos seguros q todo ano podiamos dar uma arrancada, como em 2007 e sermos campeões a qualquer hora...

SRN

Lucas Martins

Gustavo Duarte disse...

Hahahhaa, coeh, o Maxi é uma meeeeerda... Como muito bem dizia o Lédio Carmona, existem 3 tipos de jogadores argentinos: os muito bons (que jogam na Europa), os médios (que jogam na Argentina) e os fracos (que ficam no México, Uruguai, PAraguai...). O atacante do poderoso Sportivo Luqueno não pode ser a solução do Flamengo!
Ele tropeça na própria cabeça quando corre, me irrita hahahaha...
SRN!

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins