terça-feira, 5 de agosto de 2008

A responsabilidade de vestir o Manto Sagrado


Depois de ter passado tanto tempo sem poder atualizar o Blog, enfim tenho meu acesso à internet reestabelecido e posso voltar a publicar meus textos sobre o Mais Querido do Brasil.
Infelizmente, que péssimo momento foi determinado para que eu voltasse a publicar qualquer coisa aqui.

O que aconteceu hoje pela manhã na Gávea mostra claramente algo que eu, já há algum tempo, tinha plena certeza: Uma certa parcela das pessoas que de alguma forma relacionam o seu nome, a sua imagem e até mesmo a sua vida, ao Clube de Regatas do Flamengo não tem a menor noção da responsabilidade que é vestir aquela camisa vermelha-e-preta.
E não me refiro somente aos jogadores e dirigentes de nosso clube, mas hoje principalmente, refiro-me à nossa tão sempre enaltecida Torcida.
Torcida essa que é capaz de proporcionar um dos espetáculos audio-visuais mais bonitos do mundo ao lotar o Maracanã em dia de jogo do Mengão, mas que ao mesmo tempo, possui membros que arruinam o nome e a imagem do clube ao praticar atos de depredação, vandalismo e violência.
A torcida do Flamengo, já há algum tempo, carrega o estigma de torcida marginalizada. Isto se deve principalmente ao preconceito dos torcedores rivais, que assimilam a sociedade de baixa renda à criminalidade, visto que o Mengão tem amplo domínio na preferência dos torcedores de classe social mais baixa.
Como se isso já não fosse o bastante, alguns marginais de verdade, que infelizmente estão presentes em todas as torcidas, contribuem para que este falso estereótipo ganhe ainda mais força, prejudicando as pessoas honestas e trabalhadoras que realmente amam o Flamengo e que tem senso de responsabilidade o suficiente para cobrar resultados da diretoria e dos jogadores com civilidade e respeito.
É triste saber que a maior torcida do Brasil é também a mais discriminada. E mais triste ainda é saber que as únicas pessoas que têm o poder de mudar esta imagem, os torcedores, às vezes contribuem para que ela se perpetue.
Ao vestir o Manto Sagrado, o torcedor rubro-negro precisa perceber a necessidade de demonstrar civilidade e de praticar ações corretas perante à sociedade.
Todas as práticas de boa conduta que são recomendadas para uma vida social harmoniosa e sem problemas devem ser intensificadas pelo torcedor do Flamengo, principalmente quando se utiliza a imagem do Mais Querido.
O que aconteceu hoje na Gávea não tem perdão, assim como todo e qualquer outro fato que traga prejuízos à imagem do Flamengo ou desta Nação maravilhosa que o acompanha.
A reação revoltada de alguns jogadores, como Ibson, Bruno e Juan, mostra o quão insustentável está se tornando a relação entre eles e as Organizadas rubro-negras. Elas, que na boa fase são as grandes responsáveis pela festa nos estádios e pelo apoio ao time, são também, nos momentos de crise, o detonador de diversos eventos desagradáveis que permeiam a história do Flamengo.
A verdade é que este bando de baderneiros que invadiu a Gávea nesta manhã não representa, sob qualquer ponto de vista, a enorme torcida do Flamengo. É preciso deixar claro que estes 20 ou 30 vagabundos não são porta-vozes desta Nação, que acima de tudo, é Flamengo até morrer.

SRN! Rumo ao Hexa!

Nenhum comentário:

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins