sábado, 23 de agosto de 2008

Parabéns, Juan! Meus pêsames, Flamengo!


É com muito pesar que venho escrever sobre a convocação de Juan à Seleção Brasileira de Futebol.
Você não leu errado. É isso mesmo: Pesar, desânimo, desgosto. Assim como qualquer outra palavra que expresse sentimentos negativistas seria perfeitamente adequada a este post.

Não que eu ache que o Juan não mereça a convocação. Pelo contrário! Durante o Campeonato Carioca, no início do ano, defendi à exaustão a tese de que o Flamengo possuía, naquele momento, os melhores laterais em atuação no vasto território brasileiro. E que ambos deveriam ser figurinhas fáceis nas convocações de Dunga. Mas naquele momento nenhum dos dois pôde contar com as atenções da CBF e da comissão técnica do nosso futebol. Leo Moura até foi chamado posteriormente, mas foi justamente quando estava iniciando uma má fase que acabou há pouco, e, naquele momento, não correspondeu ao esperado.
Mas Juan, coitado. Esse nunca foi sequer mencionado, apesar de todo esforço que vem fazendo desde 2005 e apesar de ter sido a peça fundamental do Flamengo em todas as competições que o clube disputou neste ano.

Enfim, chegou o dia que o absoluto camisa 6 do Mengão tanto esperava. E para tristeza e infelicidade dos rubro-negros, este dia chegou no momento mais impróprio possível.
Não é novidade para ninguém que o Flamengo depende muito de seus laterais. E ultimamente, essa dependência é muito mais intensa por Juan do que por Leo Moura.
As últimas atuações do "Marrentinho" têm sido quase que impecáveis, excepcionais!
E justamente por isso, a convocação neste momento é péssima para o Mengão.
Justamente quando o Flamengo dá a impressão de que vai voltar a ser o Flamengo que a Nação se acostumou a ver no início do Brasileirão, Dunga vem nos tirar a melhor peça de nossa engrenagem.
Tubo bem que "só" ficaremos desfalcados durante um único jogo, contra o Figueirense, dia 03 de setembro, no Orlando Scarpelli. E se não fosse a comissão técnica da Seleção e a CBF exigirem que os jogadores se apresentem com bastante antecedência, nem precisaríamos nos afligir, pois o Brasil só joga no dia 07.

Contudo, não era bem essa a minha preocupação.
Meu medo é que a pior parte desta história possa ainda estar por vir.
Afinal, também não é segredo para ninguém que Juan foi um dos jogadores mais revoltados e insatisfeitos com a atitude do grupo de meliantes que invadiu a Gávea no último dia 05, insultando os jogadores e atirando objetos (até uma bomba caseira!) em campo.
Com a Seleção como vitrine, Juan pode nos ser tirado a qualquer momento por algum clube estrangeiro. De todo o elenco do Flamengo, ele seria o jogador de mais fácil aquisição para qualquer clube europeu: não custa nenhuma exorbitância, já possui experiência internacional, fala fluentemente o inglês e o espanhol e tem cidadania européia (espanhola, no caso). Ou seja: É o reforço perfeito pra qualquer clube da Espanha, Inglaterra, Escócia, etc, que esteja precisando de um bom lateral-esquerdo.
Juan é um prato cheio para os clubes que ainda estão famintos por reforços sulamericanos no fim deste banquete que é a janela de transferências do mês de agosto.

Levando em consideração a estréia do recém-contratado Eltinho contra o Santos, quando Juan cumpria suspensão, só de pensar em perder nosso titular já é de arrepiar qualquer rubro-negro.
Não temos hoje no elenco um jogador tão versátil, completo e objetivo como o baixinho da camisa 6.
E as novas contratações não mudam este panorama.

Mas não adianta lamentar... Agora não tem mais jeito.
Pra não sofrer por antecedência, vamos somente torcer para que Juan jogue muito amanhã contra o Inter, se possível, deixando um golzinho lá no Sul.

Parabéns, Juan, pela convocação! Que seja a primeira de muitas!
E que sua permanência no Flamengo se estenda por muito e muito tempo.

SRN! Rumo ao Hexa!

Nenhum comentário:

Bem-vindo ao FLAnalisando!

A finalidade principal deste blog é analisar os jogos de futebol profissional do Clube de Regatas do Flamengo, através da visão de um torcedor que se considera muito apaixonado pelo clube.
Outros assuntos relevantes a respeito do Flamengo poderão ser tratados no blog, desde que este que vos escreve esteja suficientemente a par dos acontecimentos, visando reduzir ao mínimo possível as bobagens que aqui possam ser ditas.

O FLAnalisando foi criado em 25/05/2008 e esta data foi escolhida por dois motivos:

1º. Apesar de já ser uma idéia antiga, minha vontade era estrear o blog analisando uma boa vitória, num momento em que o time estivesse atravessando uma fase tranquila e promissora.

2º. Esta é a data do meu aniversário e, dessa forma, não esquecerei a data de aniversário do blog.


Espero que todos os que aqui chegarem, intencionalmente ou por acaso, possam desfrutar de uma leitura agradável, interessante e que expresse sensações e pensamentos compatíveis com a alegria de ser rubro-negro.

Obrigado pela presença!

Saudações Rubro-Negras!


Quem Sou Eu?

Nome: Paulo Roberto Barbosa Jr
Idade: 25 anos
Natural de: Rio de Janeiro - RJ
Residência em: Nilópolis - RJ

Resumo Pessoal:
Flamengo desde antes de nascer, comecei a experimentar verdadeiramente a alegria de ser um rubro-negro apaixonado aos 9 anos de idade, vendo o vovô-garoto Junior Capacete sapecar o Botafogo em pleno Maracanã, na final do Brasileirão de 1992.
Daquele momento em diante não havia mais nada que me fizesse enxergar outras cores que não o vermelho e o preto do nosso manto sagrado.
Devido à minha tenra idade na ocasião, não pude comemorar os títulos conquistados por Zico e cia, mas tive o prazer de vivenciar diversas conquistas, entre as quais destaco o Penta-Vice imposto ao nosso rival íbero-carioca, Vasco da Gama, entre os anos de 1999 e 2006.


Rumo ao Hexa! SRN!


Contato

flanalisando@gmail.com

flanalisando@hotmail.com


Links Rubro-Negros

C. R. Flamengo - Site Oficial
FLA TV
FlaBoutique - Loja Oficial
FlaEstatística
Zico Na Rede
Site do Júnior
Raça Rubro Negra RRN
Torcida Jovem do Flamengo TJF
Urubuzada UBZ
Notícias - Globoesporte.com
Notícias - Lance!Net
Comunidade Oficial - Orkut
Comunidade Alternativa - Orkut


Blogs Parceiros

Urublog - Arthur Muhlenberg
Blog da Nação - Gustavo Neves
Ser Flamengo É - Renato Mansur
Blog Flamenguista - Lucas Martins